[Misbehaviors]

"Nothing can come of nothing."

02:00

Being Baby Jane.

Postado por Uncool |

The Evil.


O que realmente define o conceito de maldade?

Tá vendo essa gentil senhora ai emcima? Pois é, prazer, Baby Jane! Aquela que aleijou a irmã famosa irmã em um filme brilhante do século XX para tomar tudo que "por direito" seria seu. Maldade?

Alguns atribuem a atos não aceitos pela sociedade, outros defendem a teoria que seja o comportamento desviado e alguns até chegam ao absurdo de declarar possessão demoníaca.

O que de fato será? Marquês de Sade há muuuuuitos anos atrás declarou que "o mal é inerente ao ser humano". Alguém ai discorda?

Eu defendo essa teoria. Sim, o mal é inerente ao ser humano. Uma criança, não consegue distinguir o bem do mal, mas desde pequena, pratica o mal inconscientemente. O que seria isso? Macumba? Possessão? Desvio das faculdades mentais? Não, claro que não, apenas a natureza seguindo o seu curso, o instinto tomando sua parte no sistema racional.

Quantas vezes já não presenciamos crianças maltrando animais achando que é uma mera brincadeira? Amarrando fogos de artíficios em rabos felinos?

Eu não consigo entender o julgamento alheio ao dizer que a maldade é intencional (deixando completamente claro que não apoio qualquer tipo de violência, o meu papel é apenas de mero espectador do panorama humano e suas consequências, e, sobre eles refletir de maneira utilitária.) uma vez que todo mundo tem a sua dose de maldade, em maior ou em menor proporção.

O que realmente torna uma pessoa ruim, malevóla ou diabólica?

Eu seria completamente hipócrita ao tentar definir esse conceito, justamente porque sou um ser humano como qualquer vivente da face da terra, e como todos, tenho os meus risos de casos trágicos pensando "Antes ele do que eu". E não pretendo ser uma figura Mariana para alcançar as alturas assim como uma dantesca Beatriz.

Certa feita Anne Rice fez muita gente chupar uma manga discretamente, e o pior, todo mundo engoliu e achou gostoso, e assim é até hoje. Ilustrando o comentário: "O mal é sempre possível e a bondade é eternamente difícil."

Ok, come on. Quem aqui nunca riu de uma pessoa tropeçando na rua? Caindo de alguma maneira? Ou então, disse aquele clichê terrível: "Bem feito!" Se existe uma pessoa assim, seria incrível passar 24 horas por perto, só pra analisar algumas reações.

Seria engraçadissimo notar (sendo sutil, para não falar "comprovar". Sim, sou fã de eufemismos") que o falso moralismo é algo extremamente cotidiano e todo faz vista grossa.

Agora só pra finalizar: Alguém aqui não se sentiu emocionado com o enforcamento de Saddam Hussein? Alguém aqui não ficaria contente com o esquartejamento de Osama? Certeza que ninquém comemoraria ver, ninguém mais ninguém menos, que, George W. Bush queimado em praça pública? Ninguém se glorificaria de ver Bento XIV tendo um traumatismo craniano ao cair da escadas de sua residência no Vaticano? Claro que sim, não é todo dia que temos a oportunidade de ver sofrer um papa que era um soldado de Hitler, que construia trincheiras e marchava cantando canções de guerra durante o 3º Reich.

O papel de dar a cara a bater dos dois lados é dos bons cristão e o ato de perdoar é da Igreja ao invés da sociedade?

De fato, todo mundo deveria rever os conceitos sobre maldade e bondade, inclusive eu.

8 Malcriações:

Bruno Cândido disse...

Parabens por este comentario tao formal e verdadeiro isso sao coisas que realmente acontecem porem muitos deixam passar despercebido
e nem notam que isso acontece em baixo de nossos olhos mais em questao de td isso adoraria te ver as pessoas que acima estâo citadas por suas maldades pagando por tudo o que fizeram...
E para vc que é o autor de tudo isso continue assim que vai acabar fazendo um livro vc é MARA...

Alex, the little motherfucking Droog disse...

O homem não é bom nem mal por natureza. Essa visão que você descreveu é extremamente maniqueísta e absorta da moral cristão-burguesa enraizada na nossa sociedade.
Leia sobre o mito do "bom selvagem" de Rousseau, o "Leviatã" de Hobbes e, depois desses, nessa ordem, "Para Além do Bem e do Mal" e "Genealogia da Moral", do Nietzche.
Sua visão, no mínimo, se abrangerá.

PS1: Eu também passava por isso quando tinha um blog. Comentários do tipo "Uau. Você escreve tão bem. Concordo com tudo. Continue assim e ganhe o Pulitzer", quando nem, ao menos, entenderam sobre o que se trata o texto o qual escrevi.

PS2: Gostei de ver que alguns adjetivos que utilizei pra te descrever constam ali no seu "Quem?".

PS3: Você me deletou do seu msn. Eu vi que mudou do mesmo, mas como não utilizou o "import-export" com meu endereço, desejo boa sorte nas leituras, nas andanças e nos contatos com quem realmente vale a pena.

Uncool disse...

Respeito todo e qualquer ponto de vista, não sou uma pessoa que veta qualquer tipo de comentário.

Não o deletarei, toda crítica é bem vinda.

Porém de antemão respondo, não me fez diferença alguma.

Anônimo disse...

Você não entendeu realmente nada do que escrevi, não é?
Não era uma crítica.
Patético...

E você esqueceu características importantes - apesar de sine qua nons: arrogante, pedante e grosseiro.

A única coisa, hoje, que pode te fazer diferença é deixar de escrever "exceção" com "ss".

See you next life, mate.

Uncool disse...

Continuo agradecendo pelo seu ponto de vista.

Não me darei ao trabalho de te procurar, e eu sei perfeitamente quem é.

Acho que seria interessante ocorrer uma conversa de pessoa civilizadas, mas como não é possível, só lamentos.

Anônimo disse...

Em partes eu concordo...
Certamente a "maldade" é algo tão comum quanto respirar, certo?
É possível de ser "alcançada" com um simples erguer de mão; sem necessidade de muito esforço.

Só não creio que seja uma opção tomada "conscientemente" por todo o "ser humano", como também não acho que seja um ato que seja impossível negar; ou seja, uma atitude que você não consegue evitar.
Certo que, se fossemos colocar os sentimentos das pessoas em uma balança, quando veem um acidente terrível, por exemplo, o "sabor de vingança" ou algo relacionado pesa mais do que a compaixão.

Enfim, creio que a maldade faz parte de todos; só tenho certeza - também - que vai da índole e da postura de cada um assumir o que fazer com a sua "dose de maldade".

Vini e Carol disse...

Nossa, muito bom o texto.

Itensifica bem o que postei no meu blog !

Como vc disse, a maldade ja nasce com o ser humano, crianças ja praticam tal ato na inocência, pois esta no instinto.

Todo mundo tem a maldade dentro de si, cabe a nós saber se usaremos ela para o mal, ou se tentaremos usa-la de alguma maneira para o bem.

Valew por passar no meu blog.

Abraço.

Anônimo disse...

Cintia.

Ser ruim é normal

Mas desejar acidente craniano ao bento XVI e olha que nem sou catolica

Postar um comentário

Subscribe