[Misbehaviors]

"Nothing can come of nothing."

03:52

Wrongful Sensations.

Postado por Uncool |

The Tudors Dinasty.


Ahá! Acabei de assistir nesse exato momento a 2º temporada de The Tudors (é, um pouco atrasado, eu sei).

Antes de tecer qualquer tipo de comentário, eu gostaria de voltar um pouquinho no tempo.

Há alguns anos atrás eu assisti "Elizabeth" e fiquei maravilhado com o filme, com as atuações, com a Cate Blanchett, a fotografia e o diretor Shekhar Kapur.

No ínicio do filme, vemos protestantes sendo queimados e todo aquele sofrimento para causar comoção, uma Elizabeth sendo presa acusada de conspirar contra a rainha, que no caso é ninguém menos que a (Bloody) Mary Tudor.

Mary tem fortes convicções que o vulto religioso do Protestantismo ameaça a Inglaterra por culpa de sua meia irmã bastarda. Mary é filha de Henrique VIII com Catarina de Aragão e Elizabeth é filha de Henrique VIII com Ana Bolena. Mary, em sua coléra, derrama sua fúria sobre Elizabeth e maldizendo Ana Bolena de todas as formas.

Logo depois, Mary morre e Elizabeth assume seu lugar.

Em Tudors, é onde tudo começa: O casamento de Henrique VIII, filho de Henrique VII e Isabel de York, com Catarina de Aragão, filha de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela. Catarina primeiramente foi casada com Artur Tudor (irmão de Henrique VIII), que morreu logo depois do casamento, assim Henrique assumiu todos os títulos e (para não estender muito o assunto senão eu perco o fio da meada, google it) como o casamento de Artur com Catarina não foi consumado, Henrique a tomou por esposa e foi assim que Catarina de Aragão virou rainha da Inglaterra.

O rei deseja um filho para suceder a linha do trono, porém varão apareceu, e o que veio, foi natimorto. Logo em seguida nasce Mary I.

Henrique, entendendo, através de uma profecia (contida no Levítico de que se um homem casar com a mulher do irmão, o casamento será estéril), decidiu que era hora do casamento ser anulado. E nesse meio tempo chegou Ana Bolena, que é conhecida e dispensa apresentações.

O Papa Clemente VII não anulou o casamento, por duas razões: Primeiramente pela doutrina da igreja em relação ao assunto, e, em segundo lugar, porque anulando um casamento "legítimo" demonstraria um erro de validação da própria igreja segundo as regras canônicas e sem mencionar também a influência do Imperador Carlos V (sobrinho de Catarina) sobre o papa, a quem era interessante que o casamento se mantesse firme e forte.

Por mais que foram os esforços para anulação do casamento, o processo se estendeu e o Papa não deu a autorização, mantendo o casamento legítimo. Assim Henrique VIII fez com que a Inglaterra não devesse mais obediência a Roma, instituindo a Igreja Anglicana, onde o rei era a autoridade e nada tinha com o Papa, nomeando o protestate Thomas Cramner como Arcebispo da Cantuária, que anulou o casamento sem autorização do Vaticano e assim aconteceu o casamento de Henrique VIII com Ana Bolena, Catarina foi retirada gentilmente da corte inglesa e separada de sua filha.

Logo depois, com a morte de Catarina, Ana Bolena viu a chance de ser reconhecida rainha legítima e Elizabeth ter direito à sucessão do trono. Mas novamente tudo caiu por terra: Ana não deu nenhum varão para Henrique VIII, deu a luz a um filho natimorto e mais tarde foi condenada a decapitação por adultério.

Bom, esse é o resumão básico, misture a tudo isso intrigas políticas, pessoas querendo servir aos seus próprios interessentes, a reforma se disseminando + Thomas Morus + Thomas Cromwell.

O que eu queria chamar a atenção é para a complexidade das emoções que sentimos ao assistir Elizabeth e depois termos acessos aos bastidores da história, conhecendo melhor a Dinastia Tudor.

Quando se assistimos "Elizabeth", nós apiedamos dos protestantes, ficamos com dó de ver as labaredas da fogueira lambendo os seus corpos; achamos Mary Tudor uma tirana louca e Ana Bolena uma coitada de marca maior. O que de fato seria a sensação mais correta. Falo isso porque eu sou o primeiro a levantar a bandeira de que a Igreja é uma sem-vergonhice só e que não devemos permitir que essa instituição de velhacos décrepitos governem as nossas vidas; que Mary não deve de jeito nenhum queimar os protestantes devido a sua visão separatista e que hoje ainda é condenada, e, que Ana Bolena é uma puta.

Mas...

Assistindo Tudors, o argumento é tão convicente e tudo tão articulado que você torce para que a Santa Sé queime de fato os protestantes e que o mundo seja católico porque essa é a única salvação da alma, que Mary Tudor seja a próxima na sucessão do trono, que Elizabeth seja declarada de fato bastarda pelos atos de Ana Bolena. Mesmo sabendo que Mary vai causar um estrago desgraçado na Inglaterra, que a Igreja só vai defender os seus próprios interesses e que Elizabeth trará o reino de ouro para a Inglaterra.

Ainda tenho meu posto de vista que: Ana Bolena é uma biscate e que dela veio somente uma coisa boa: Elizabeth; a Igreja sempre foi uma instituição rídicula que busca meter o nariz aonde não deve e que Mary I não é "Bloody" a toa, eu ainda torci para o contrário de tudo isso.

E essas sensações não foram pelos argumentos do enredo e sim pelas emoção que você é envolvido, sem perceber, você toma a dor de dos personsagens que sofreram seus ultrajes, compra a briga até mesmo contra os seus príncipios morais e éticos, e tudo isso, sabendo o que vai dar no final.

Comentei anteriormente em um post que o "mal é inerente ao ser humano". Alguém ainda continua discordando? Isso enfatiza que o ser humano gosta de ver o circo pegar fogo e o mal é extramamente irresístivel. Não existe prazer maior do que ver Ana Bolena ser decapitada e alguém pior ainda acabar tomando seu lugar mais tarde. Você sabe que é errado, mas você quer ver acontecer.

E pra reforçar mais um pouquinho esse ponto de vista: Catarina foi a única que saiu totalmente "holy" da situação, foi maltrada, espezinhada, ridicularizada e humilhada, e por mais que seja a minha personagem favorita, e que acredito que todo mundo se compadeça, ela praticamente foi esquecida nesse balaio de gato final.

Fica a questão: É mais fácil ser influenciado pelo mal, pelas emoções ou pela ética?

5 Malcriações:

Pobre Esponja disse...

Não assisto isso. Algo de simpsons?

bjo
Pobre Esponja

Uncool disse...

Simpsons?
OMG!

Bruno disse...

Simpsons é pura cultura!

The Tudors é uma série bem atuada e ambientada, mas apesar de adorar o Showtime, tem uma vibe "wanna be HBO", o que de fato acaba descambando pro pornozão.

Bruno disse...

Ah sim, vamos deixar a novelinha de lado...

Henrique se separou porque era espertão. Se encantou com a Bolena e queia toma pra si o poder cada vez maior da Igreja (além de soberana sobre o Rei, a Igreja era detentora de muitas terras).

Matando dois coelhos, ele casa com a Bolena e se declara o detento do poder divino. Assim, abre-se caminho pra ascensão da Inglaterra, que futuramente fará a Revolução Industrial.

Uncool disse...

Ahhhh, eu gosto de Simpsons, mas é que já deu o que tinha que dar né?

:P

Postar um comentário

Subscribe